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sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ford Focus RS: detalhes técnicos, preço, opcionais

A primeira aparição ao público do Focus RS, a versão mais potente do hatch médio da Ford foi no Salão do automóvel de Genebra em março de 2015. Esta versão é equipada com motor 2.3 EcoBoost que desenvolve 350 cv e torque máximo de 44,9 kgfm a 2000 rpm. O propulsor incorpora injeção direta de combustível, dupla árvore de cames variáveis independente e um turbocompressor twin-scroll calibrado especificamente para o Focus RS.



A transmissão manual de 6 velocidades desta versão conta com componentes que foram revisados e projetados para fornecer trocas mais rápidas e precisas e a alavanca do câmbio é mais curta. Tamanha potência e torque exige componentes mais fortes além de duráveis e a embreagem e transmissão foram revisadas.

FREIOS

Os discos dianteiros são ventilados de alumínio com 350mm de diâmetro, Brembo de quatro pistões permitem maior poder de frenagem e o design inteligente maximiza o resfriamento do freio, ajudando a evitar fadding, mesmo sob uso severo em pista. Aletas de ventilação nos discos dianteiros auxiliam no resfriamento.

VETORIZAÇÃO DE TORQUE

A tração integral em conjunto com a vetorização de torque possibilitam atingir a impressionante marca de 1g de aceleração lateral garantindo excepcional aderência e controle ultra preciso. O sistema emprega controle eletrônico na embreagem que auxiliam no equilíbrio do torque que é despejado entre as rodas traseiras para se adequar a superfície da estrada e condições de condução. Esta tecnologia inteligente também permite desfrutar de drifts oversteer em track days.


CONTROLE DE LARGADA

O Focus RS possui tecnologias avançadas que configuram instantaneamente o chassi e o motor para entregar a aceleração mais rápida a partir da imobilidade. 

O controle de largada funciona da seguinte forma: habilitando o controle de largada basta engatar a primeira, aplicar aceleração plena e, em seguida soltar a embreagem. Quaisquer que sejam as condições da pista, o torque é distribuído através do sistema AWD mantendo a potência máxima do motor (usando o turbo overboost) e gerencia o sistema de controle de tração além de configurar os amortecedores para máxima aderência.

MODO DE CONDUÇÃO

Ao toque de um botão é possível alterar os modos de condução que são: Normal, Esporte ou personalizada. Cada modo ajusta o sistema AWD, controles de amortecimento, controle eletrônico de estabilidade, sistemas ABS, direção e resposta do motor e até mesmo o som do propulsor. Selecionando o modo de tração, o torque disponibilizado ajuda a atingir drifts oversteer (saída de traseira) controlado.

CONTROLE DE AMORTECIMENTO

Ajuste de definição de amortecimento é realizado sem tirar as mãos do volante (ou seus olhos fora da estrada) através da alavanca do volante. O modo padrão é voltado para conforto mas sem tirar a vocação esportiva. No modo esportivo a condução é mais precisa e firme.

SHIFT LIGHT

Uma variedade de sistemas sofisticados e características combinam-se para garantir que a transmissão e motor proporcionem o máximo de aceleração. Com um Shift Light Performance é possível visualizar o ponto de troca de marcha ideal de acordo com o modo selecionado. Perto do limite de 6.800 rpm, a luz começa a piscar para alertar.







FAROIS ADAPTATIVOS

Os faróis bi-xenon são inteligentes. Isto porque eles seguem precisamente a estrada conforme o esterçamento da roda. Eles são capazes de ajustar dependendo da velocidade, o ambiente e condições. São 7 modos diferentes que incluem configurações específicas para quando está dirigindo em vias urbanas, estradas, autoestradas ou em condições atmosféricas adversas.

CARROCERIA

No campo estético a grade superior melhora a aerodinâmica. Spoiler na dianteira e grandes aberturas laterais alimentam os dutos de refrigeração do freio e um difusor juntamente com spoiler no teto aumentam o downforce na traseira.




INTERIOR

Bancos Recaro, 3 relógios no centro do painel na parte superior diferenciam o Focus RS das outras versões.


PREÇO

No Reino Unido o preço do Focus RS começa em 28.940 euros

OPCIONAIS

Pintura metálica – 525 euros
Pintura metálica (azul) – 745 euros
Bancos dianteiros Recaro (modelo perfurado) – 1.145 euros
Pacote de luxo: espelhos retrovisores Powerfold, sensor de estacionamento traseiro, chave presencial e controle de cruzeiro com limitador de velocidade, vidros escurecidos – 1.000 euros
Rodas de alumínio de 19 polegadas forjada preta com pneus 235/35 R19 – 595 euros
Pinças de freio pintadas em azul – 100 euros
Protetor de borda nas portas – 85 euros
Teto solar elétrico (apenas 5 portas) – 575 euros
Sistema Premium Ford SYNC2 com navegador – 465 euros
Assistente de frenagem autônoma na cidade – 200 euros

O Focus RS está disponível para ser configurado no site da marca no Reino Unido.

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